Saúde bucal da criança

Saúde bucal da criança


Músculos


A musculatura perioral pode ficar flácida com as alterações já descritas. E o que se chama de hipotonia de órgãos fono-articulatórios. E essa musculatura flácida que altera o sopro, a sucção, a mastigação e a deglutição.

É possível avaliar a deglutição incorreta, observando-se:

• Contração dos músculos da mímica facial.
• Ausência de contração da musculatura mastigatória.
• Pressionamento atípico da língua.
• Posicionamento da língua entre os dentes.
• Posicionamento dos lábios entre os dentes.
• Tamanho aumentado da língua.
• Tendência de movimentar a cabeça para a frente.
• Dificuldade na ingestão de comprimidos.
• Tendência de acumular saliva.
• Distorção de sons na fala.
• Ausência de oclusão na deglutição.
• Vício de mastigar os alimentos somente de um lado.

Na deglutição normal, o posicionamento da língua fica em contato com a papila palatina (parte do céu da boca, logo atrás dos incisivos superiores). Os dentes entram em oclusão e não há participação ativa dos músculos da mímica facial.

As deformidades, que podem ocorrer nesses casos, são: a mordida aberta; e a mordida aberta com inclinação para fora dos incisivos superiores associada com o cruzamento de mordida posterior. Isso ocorre devido ao desequilíbrio muscular provocado pelo deslocamento da língua, o que leva a musculatura da bochecha a atuar isoladamente, exercendo uma força para o interior da cavidade bucal.

Esses problemas podem ser corrigidos com:

• O uso de grade impedidora de língua com orifício reeducador na região da papila palatina.
• O fortalecimento da musculatura da língua através de tratamento fonoterápico, impedindo a posição viciosa.
• A expansão da arcada superior, a fim de melhorar o encaixe da mordida.


Prevenção

A prevenção desses problemas pode ocorrer através de:

1 Observação da respiração da criança. Caso se note alguma dificuldade, deve-se consultar um otorrino.
2 Amamentação materna. Além de o leite materno ser um alimento completo, a musculatura perioral é estimulada através da sucção.
3 Uso de mamadeiras com o bico ortodôntico. Não aumentar o furo do bico da mamadeira, pois o já existente apresenta tamanho suficiente.
4 Introdução de alimentos sólidos, para estimular a mastigação, assim que os primeiros molares (dentinhos de trás) surgirem.

Dentição perfeita


Mastigar os alimentos de modo errado pode alterar o posicionamento dos dentes.

A Fonoaudiologia e ortodontia preventivas são indispensáveis e duplamente eficazes em casos de má oclusão dentária. Para se ter uma oclusão normal são necessários 28 dentes corretamente ordenados, em harmonia com todas as forças atuantes na mastigação. Nesse caso, a oclusão normal se apresenta de forma estável, estética, sadia e sem dor.

O desenvolvimento de muitos problemas de saúde pode estar diretamente ligado à maneira como se respira. A respiração predominantemente bucal causa alterações na arcada dentária superior, podendo assim, através do crescimento do crânio, alterar o posicionamento dos dentes, e provocar falhas na oclusão (fechamento da mordida), prejudicando funções de indiscutível importância, tais como: sucção, sopro, mastigação e deglutição.

A respiração bucal também pode causar constantes inflamações de garganta, devido ao ar que não é filtrado e aquecido, como acontece na respiração nasal.

Obstrução e tratamento


Uma das causas mais comuns da respiração bucal, pode ser a presença de adenoides hiperdesenvolvidas. Além disso, rinite alérgica, sinusite ou desvio do septo nasal colaboram para obstruir a passagem do ar. A desobstrução nasal, no caso, deve ser feita através de tratamento ou intervenção cirúrgica, orientados por um otorrinolaringologista. Deve-se estar atento a quaisquer sintomas e, na dúvida, procurar um médico para facilitar o trabalho do dentista e do fonoaudiólogo.
A pessoa que pratica a respiração bucal apresenta as seguintes características:

• Face alongada.
• Palato (céu da boca) alto, devido à pressão do ar na cavidade bucal.
• Lábio superior frouxo e ressecado.
• Maxilar estreito.
• Lábios entreabertos.
• Olhos caídos, olheiras profundas.
• Posturas atípicas de lábios e língua.

A correção desses problemas se faz por meio de:
• Tratamento fonoaudiológico visando a reeducação da respiração e a readaptação da musculatura (mioterapia).
• Tratamento ortodôntico para correção da atresia (estreitamento do maxilar) através da expansão ou disjunção do palato.

Hábitos perigosos


Alguns hábitos infantis podem ser responsáveis por sérios problemas, envolvendo a mastigação e a deglutição, além de, como conseqüência mecânica, interferirem na oclusão. A sucção da chupeta, até idade avançada, provoca mordida aberta anterior. A pressão da mão, no caso da sucção digital provoca recuo da mandíbula.

As deformidades das arcadas podem também ser causadas por hábitos posturais ao dormir ou estudar. E o caso de se colocar a mão debaixo da bochecha ao dormir, o que causa problemas aos arcos superior e inferior.

Para corrigir esses problemas é necessário:

• Uso de aparelho ortodôntico móvel para que a criança perca o estímulo do contato do dedo com o céu da boca.

• Tratamento mioterápico com fonoaudiólogo para a recuperação do tônus muscular, corrigindo, assim, prováveis posicionamentos atípicos de órgãos fonoarticulatórios. Por exemplo, a interposição lingual, que em casos de mordida aberta aparece com bastante freqüência, pode provocar, além de dificuldades na deglutição, alterações da fala (distúrbios articulatórios) que se caracterizam pela distorção dos sons.

Pressão labial

Outro problema que pode ocorrer durante a deglutição é a interposição do lábio inferior entre os dentes, contraindo-se fortemente contra os incisivos inferiores. Estes, devido à pressão labial, inclinam-se para dentro da cavidade bucal, provocando um apinhamento dos dentes. Já os incisivos superiores inclinam-se para fora, podendo haver espaço entre eles.

Com a perda do contato entre os incisivos superiores e os inferiores, apresenta-se uma sobre-mordida profunda no sentido vertical que provoca o apinhamento e retração dos dentes, além de tensão labial.

Já no sentido horizontal, ocorre a projeção da arcada superior, com projeção dos dentes e frouxidão labial.

O primeiro passo para a correção desses problemas é impedir o posicionamento dos lábios entre as arcadas e, aos poucos, liberar a musculatura do lábio inferior, diminuindo a sua rigidez. O uso de placa lábio-ativa (aparelho) pode também ser eficaz.

Por hábito, ou durante a deglutição, muitas vezes a língua se aloja entre as arcadas e não há contato entre os dentes. Faz-se necessário, então, o uso de aparelho ortodôntico, que pode ser um expansor universal, ou através de elásticos cruzados. Aconselha-se, também, um trabalho muscular feito pelo fonoaudiólogo. Este problema não se dá em nível de mandíbula, pelo fato desse osso ser móvel e se deslocar com a pressão exercida pela mão.

Comentários